quinta-feira, 7 de junho de 2012

It's a world in union; The world as one. As we climb to reach our destiny, a new age has begun ♫

Hello galera... Hoje faltam 58 dias para eu embarcar para a Africa do Sul! ><


E hoje eu quero falar de um filme que mudou todo o meu modo de pensar sobre ir para a África do Sul: INVICTUS! 
Invictus é um filme do gênero drama que retrata um emocionante momento na vida de Nelson Mandela, entre sua ascensão à presidência da África do Sul e a realização da Copa do Mundo de Rugby de 1995, na África do Sul. No papel de Nelson Mandela, nada mais, nada menos do que Morgan Freeman, que, cá entre nós, foi mandado por Deus para representar o Mandela nesse filme. Ele é muuuuuuuuuito parecido com o Madiba e ficou com um South African accent perfeito pra atuar como Nelson Mandela. E Matt Damon como François Pienaar, que era o capitão do Springboks naquela época.

Morgan Freeman - Nelson Mandela

Eu vou colocar uma crítica aqui, que dá pra ver o quanto o filme é forte, perfeito e perfeito *--*

"O filme “Invictus” tem direção de, nada mais nada menos que, Clint Eastwood e traz um poema lindíssimo do inglês William Ernest Henley, que foi escrito em 1985. O filme leva o nome do poema, que era recitado por Nelson Mandela enquanto preso em Robben Island (prisão sul-africana) para manter a sanidade e a esperança.
O filme retrata o início do governo de Mandela, na África do Sul. Onde havia ainda muita segregação racial e uma fome de vingança pelos que estavam oprimidos durante o apartheid. Para pode diminuir essa diferença, Mandela viu uma grande oportunidade no Rugby, esporte praticado no país.
Com a proximidade da Copa do Mundo de Rugby, que seria disputada no país, o presidente procurou se aproximar de um jovem capitão, que havia acabado de assumir o posto, para fazer com que o time tivesse chances reais de ganhar o torneio e se aproximasse da população. Para isso ele usa o texto Invictuous de William Ernest Henley, que tem frase forte no final: ”Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma”.
Nelson Mandela é interpretado por Morgan Freeman, que foi escolhido pessoalmente por Mandela para interpreta-lo. Com essa honra toda e a experiência de Freeman podemos dizer que ele foi impecável na atuação e por vezes confundia-o com o próprio Mandela. Já o capitão François Pienaar é interpretado por Matt Damon, que tem uma interpretação excelente e deixa o espectador com a sensação de realidade.
Nem precisaria dizer que indico o filme para todos e posso dizer que tem vários momentos que são de emocionar até o mais duro dos homens. O filme pode nos mostrar como coisas simples são otivadoras de multidões, como o esporte une diferentes povos e até inimigos e como as oportunidades podem passar despecebida aos nossos olhos (mas não no de Mandela)."

Poema "Invictus" - William E. Henley

Eu havia dito pros meus amigos que pelo meu coração, eu não iria para a África do Sul. Eu queria ir para a Nova Zelândia. Mas depois de assistir esse filme, eu vi que eu estava indo para o lugar certo. Sou uma pessoa que adora história, sensível ao assunto "preconceito". E de repente, me mandam para um país onde tem uma riqueza única em história, um país onde o preconceito quase não existe mais (não posso dizer que não existe mais porque somos homens e mulheres que no fundo temos algum tipo de preconceito), um país paradisíaco. Ontem caiu a ficha: eu queria ir para a Nova Zelândia porque lá tinha perfeitas paisagens (tô indo pra uma cidade onde tudo é lindo e do alto da Table Mountain, eu posso ver a perfeição que ela é), lá tinha Bungee Jumping (em Cape Town também tem), lá tem o time de Rugby muito foda (Springboks também é campeão mundial 95-07, e tem uma história linda atrás desse campeonato de 95)... Aí deu aquele clarão: eu queria ir para NZ, e Deus me mandou para um lugar tão ou mais perfeito que lá. 

Hoje, eu acordei com um orgulho de falar que eu vou para a África do Sul >.< Um orgulho tão grande de saber que eu vou pisar numa terra tão cheia de história, sofrimentos e glórias... Um orgulho de saber que daqui a 58 dias, vai ter um pedaço de mim que jamais será brasileiro: será Sul Africano!

A verdadeira cena - E a cena do filme
Trailer de Invictus...



I am the master of my fate;
I am the captain of my soul.
"Invictus"


Nenhum comentário:

Postar um comentário